transtorno da chuva

Após chuvarada, parte de loja é interditada no Calçadão de Santa Maria

da redação

Foto: arquivo pessoal

Em 29 anos de existência da Livraria da Mente, uma loja bem conhecida de quem passa pelo Calçadão de Santa Maria, pela primeira vez a chuva provocou transtornos para quem trabalha no local. Desde um temporal que aconteceu em dezembro no ano passado, em dias de chuva, a água invade o subsolo da loja. 

Duas cidades da Região Central decretam situação de emergência por causa da chuvarada

Nesta semana, com a chuva que começou na segunda-feira, o local voltou a ser invadido pela água. Ontem, conforme a diretora da livraria, Maria Odete Fleig, alguns funcionários pararam de trabalhar mais cedo e o andar inteiro ficou interditado. Na manhã desta quinta-feira, a Defesa Civil do município esteve no local e interditou parte da loja que fica no subsolo.

A suspeita, conforme explica a diretora Maria Odete Fleig, é que um cano de água da chuva no Calçadão, que fica próximo da entrada da loja, tenha rompido e desde então começaram os vazamentos. Apesar da loja funcionar normalmente, o incômodo é grande. Além do transtorno no interior da loja em uma época de vendas de materiais escolares, o prejuízo, embora ainda não estime o valor, pode ser grande:

- No ano passado nós reformamos toda a loja, foi uma equipe de São Paulo que esteve aqui para fazer o trabalho. A reforma terminou em dezembro e, duas semanas depois, começou a ter esses vazamentos - conta Maria Odete.

De acordo com a diretora administrativa da loja, a suspeita é de que caminhões, que teriam circulado pelo Calçadão, possam ter quebrado algum encanamento por onde passa a água da chuva e isso reflete no interior da loja. A suspeita aumentou após a ida de funcionários da Corsan até o local, nesta quinta-feira, que descartaram a possibilidade de o problema ter relação com a rede da estatal: "... a rede de água e a rede de coleta de esgoto cloacal, ambas de responsabilidade da Corsan, encontram-se em condições operacionais normais", informou o e-mail Andreia Zanini, gestora da unidade de saneamento da estatal. 

A prefeitura de Santa Maria, por nota, informou que na manhã de sexta-feira, servidores da secretaria de Infraestrutura estarão no Calçadão para abrir um ponto, em frente da livraria, para localizar onde ocorre o vazamento da tubulação pluvial e que a Defesa Civil acompanhará o trabalho. 


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Seja assinante mensal do Diário online e ganhe ingressos para o cinema Anterior

Seja assinante mensal do Diário online e ganhe ingressos para o cinema

Contracheques do IPE não serão mais enviados por Correios Próximo

Contracheques do IPE não serão mais enviados por Correios

Geral